domingo, 3 de julho de 2011

English
This blog has educational character. He was created to stimulate mainly our students to practice more the reading and to develop the production of texts, besides other knowledge that our school intends. We want, also, to thank the all the peoples that accompany our work in all others countries. Thank you very much!
Español
Este blog tiene  carácter educativo. Él fue desarrollado para motivar  nuestros alumnos a practicar más la lectura  y también desarrollar la producción de los más variados tipos de textos, además de otros conocimientos que nuestra escuela piensa. Nosotros queremos, también, agradecer todas las personas que acompañan nuestro trabajo en otros paises. Como agradecimiento sigue un proverbio especial de la Santa Bíblia para nuestros respetados lectores. “Bienaventurado el hombre que halla la sabiduría y que obtiene la inteligência;” Muchas Gracias! 
Núcleos 5 e 6


A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (JEAN PIAGET).



Momento de Oração da Equipe

Caro amigo seguidor (a)
Aproveitamos este espaço para, também, postar um momento impar que acontece antes de começarmos o nosso trabalho no núcleo. Trata-se do nosso momento de oração. Momento em que nós sintonizamos o nosso pensamento para o céu e, como muita fé e humildade, pedimos a Deus, bênção para o desenrolar de nossos trabalhos, bênção para os nossos alunos e, consequentemente bênção para humanidade. Como resultado de nossos pedidos, o PAI CELESTIAL tem, ao longo desses meses de trabalho, concedido a todos nós (família Projovem), muito companheirismo, compreensão, harmonia, ou seja, muita paz em nossas vidas, razão para estarmos compartilhando aqui o motivo de nossas vitórias.  
..................................................................................................................................(Equipe Projovem)
NOTÍCIAS


Novo Brasil em ritmo de final de curso


Por: churchillen@yahoo.com.br

Falta menos de um mês para o término da tão esperada avaliação final de curso dos alunos dos núcleos 5 e 6. A emoção toma conta de cada um e a ansiedade pode já ser notada nos mais variados semblantes de nossos guerreiros. Pode-se comprovar o ritmo das aulas e o clima de realização entre os futuros colandos, clima este, com gosto de batalha quase vencida. Bravos, bravos! Alunos que não mediram sacrifícios para tornar realidade o seu sonho, vencer, vencer e vencer. Alunos heróis, alunos de fé. Alunos que souberam equilibrar em meio as dificuldades, a realização de seus sonhos e gosto pela vitória para conquistar o seu Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e, consequentemente ingressarem, o mais rápido possível, no Ensino Médio.
Há uma mensagem muito bonita que traduz essa realidade de nossos alunos. Ela afirma que nós lutamos por motivos assim. Não se constrói um bom nome da noite para o dia. É preciso trabalhar muito ainda que haja tropeços e quedas. É preciso superar obstáculos, é preciso ter motivação, perseverar e insistir, porque a vida é sucessão de batalhas. Entretanto, para aquele que gosta do que faz e sente orgulho em fazer o melhor, cada dia vai mais longe, e todo guerreiro sabe que pessimismo e insegurança, nessa hora só atrapalham, ainda que a ameaça venha de todos os lados. Mas os guerreiros olham nos olhos do futuro, sem medo e sem arrogância, mas com confiança de quem está pronto para vencer, porque eles sabem o que é a combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção, são fundamentais para o sucesso. Parabéns alunos!
Quero, também, parabenizar, os nossos educadores que fazem o núcleo 5 e 6. São vencedores. Aqueles que estão sempre em suas vidas primando pela ética, amizade e a capacidade de criar estratégias, fundamentais na experiência, o talento para promover alianças positivas, o espírito de liderança, a consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. Parabéns a Coordenação Municipal, Coordenação de Núcleo e professores do Projovem.

Fiquem com Deus.


.........................................


Alunos do Projovem Urbano - Ananindeua participam de Audiência Pública sobre a Divisão do Pará

Ontem, dia 14 de setembro de 2011, quarta-feira, no auditório do Centro de Formação Cultura Cristã – Seminário Pio X, em Ananindeua-Pará, aconteceu Audiência Pública sobre a Divisão do Pará. A audiência foi proposta pela professora e vereadora Leila Freire, da Câmara Municipal de Ananindeua. Presentes estavam os representantes das frentes pró e contra a divisão do estado do Pará: Professor-Doutor Gilberto Sousa (UFPA), Dr. Eduardo Costa (Frente Contra a Divisão do Pará), Dr. Luciano Guedes (Frente Pro-Tapajós), Dr. Faleiros (Frente Pro-Tapajós e Carajás)  e convidados para o evento, entre eles, o Projovem – Ananindeua, representado pelos senhores, professora Leiliane Freire e professor Milton Trarbach (Coordenação Municipal), Coordenação de Núcleo 1, 2 , 3 , 4 , 5, e 6, professores e alunos. O objetivo da audiência foi discutir e refletir sobre o futuro do Pará, a respeito de vários olhares sobre os temas político, econômico e social, que foi muito válido para todos os alunos do Projovem, visto que cada  assunto culminou com várias discussões estudadas ao longo do curso, mas precisamente com os últimos conceitos cidadania e juventude e seus respectivos temas integradores do Guia de Estudo VI, que aborda os direitos e deveres do cidadão. “Achei muito interessante estas discussões sobre o destino do nosso Pará, pois participar dessa audiência pública, é fazer jus o que nós estudamos sobre cidadania”, disse Kelly Cristina, aluna PROJOVEM. Enfim, o evento encerrou às 13:18h, com um discurso muito emocionado da Professora Leila Freire que, como educadora, sempre apostou na força Jovem para mudar o rumo do nosso Pará e, consequentemente, do nosso Brasil.          
................................................................................................................          

PLA na Comunidade do Núcleo 6 faz sucesso
Por: churchillen@yahoo.com.br

Ontem, dia 30/08/2011, na Escola de Ensino Médio Zulima Virgolino Dias, aconteceu a apresentação do Núcleo 6 - PLA na Comunidade. Presente estavam, professor Milton Trarbach (Coordenação Municipal), Giovana Costa (Coordenação do Núcleo 6), Nivânia Cavalcante (Coordenadora do PLA-Comunidade), Lana (DEMUTRAN), Terezinha Cristina (Diretora da Escola), Alice (Coordenadora Pedagógica)  e alunos do Ensino Médio, todos convidados pela direção a prestigiarem a apresentação da família Projovem-Ananindeua- Núcleo 6.
A cerimônia de abertura ficou a cargo de Giovana Costa que aproveitou a oportunidade também para agradecer a direção da escola que, de boa vontade, abriu as portas e apostou no grandioso evento. De acordo com a programação, cada turma, afixou seus cartazes enfatizando seus respectivos temas, distribuíram folders e  em seguida fizeram abordagens explicativas aos alunos visitantes do ensino médio. Logo após, de acordo com a programação estabelecida, foi apresentado, pela aluna Kelly Cristina – Turma 4, a filosofia do PROJOVEM-URBANO-ANANINDEUA e o que o PLA representa na vida de nossos alunos. As temáticas foram: Segurança do Trabalho, Reeduque a sua direção no trânsito, Sexualidade e Responsabilidade, Saneamento Básico e Educação – Diga não a evasão Escolar. Cada temática foi apresentada sobre forma de dramatização, o que facilitou a reflexão da assembléia presente. Durante a apresentação via-se no semblante das equipes que apresentavam as temáticas, muita segurança, o que, também, causou muita emoção tanto por parte da coordenação da escola quanto da própria Coordenação Municipal. Finalmente, às 22:15h, foram encerrados os trabalhos do Plano de Ação Comunitária – PLA. As apresentações , ficaram:  
Segurança do Trabalho: A turma 1 apresentou uma dramatização a respeito da importância da Segurança do Trabalho nas uma empresa.  Incentivou o uso dos EPI´s. Houve, também,  apresentação de vídeo para reflexão. - (Professora Orientadora: Cristina-Língua Inglesa).
Reeduque a sua direção no trânsito: A turma 2 simulou os grandes problemas que acontecem no dia-a-dia, a falta de responsabilidade da maioria dos condutores e pedestres. A atividade contou com apoio do DEMUTRAN-PA (Professor Orientador: Reinaldo-Ciências Humanas).
Sexualidade e Responsabilidade: A turma 3, através da Lenda do Boto e uma dança, proporcionaram aos presentes uma reflexão a respeito do sexo com responsabilidade. Foi enfatizado, também, reflexão sobre: sensualidade, gravidez indesejada, gravidez com responsabilidade, as DST´s etc. (Professor Orientador: Agnaldo-Ciências da Natureza).
Saneamento Básico: Foi feito uma dramatização pela turma 4 – Limpando a gente vai preservando”. O enfoque principal foi sobre: O lixo (Doméstico/Entulho), Água, Esgoto Sanitário, e os cuidados com as Rede de águas pluviais.(Professor Orientador: Churchillen-Língua Portuguesa).
Educação – Diga não a evasão Escolar: Foi o último tema a ser apresentado. A turma 5 convidou os jovens presentes a fazerem uma reflexão sobre as causas e as conseqüências desastrosas que acontecem quando um jovem desiste de estudar. Apresentaram vídeos sobre a evasão escolar com depoimentos de autoridades especializadas em reverter o quadro caótico que estão vivendo as escolas brasileiras (Professora Orientadora: Déborah-Matemática). 
..............................................................................................................................................
 
Núcleo 5 recebe visita da Investigadora do DEAM
Por: churchillen@yahoo.com.br

Estamos registrando a visita da senhora Ana Cláudia (Coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-DEAM), dia 22 de agosto de 2011. A visita teve como principal objetivo falar sobre a violência contra a mulher, fazendo uma preparação para a apresentação da turma 5, dia 23 de agosto de 2011, no evento do PLA-Comunidade, cujo tema será: A Violência Contra a Mulher. Ana Cláudia falou sobre o documento assinado pelo Brasil  durante a  Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência onde ela possa se manifestar. Foi, também, enfatizado durante o bate-papo com os alunos, as definições de violência contra a mulher constante na Lei Maria da Penha.


Plano de Ação Comunitária do Núcleo 5 acontece na
Praça da Bíblia
Por: churchillen@yahoo.com.br

Ontem, dia 23 de novembro de 2011, na Praça da Bíblia, aconteceu o tão esperado Plano de Ação Comunitária-PLA do Núcleo 5, que teve como tema geral “Preconceito e Discriminação”. O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a reflexão de vários temas, como: A inclusão dos deficientes na sociedade (Professora Priscila Oliveira: Cîencias da Natureza), Alternativa para Combater o Desemprego (Professora Orientadora:Ednalda - Língua Inglesa), a Homofobia-Educando para a Diversidade (Professora Orientadora: Ana Nascimento-Ciências Humanas), Valorização da Identidade Negra (Professora Orientadora Ana Karla-Língua Portuguesa) e a Violência contra a Mulher (Professora Orientadora: Ilza - Matemática). A dinâmica para a apresentação da atividade junto à comunidade foi um Programa de Auditório. Presentes estavam, Professor Milton Trarbach (Coordenação Municipal), Giovana Costa (Coordenadora do Núcleo 5),  Enilda Jardim (Coordenadora do SINE – Ananindeua), pelos Educadores e alunos que compõem o Núcleo 5.Parabéns Educadores! A nossa equipe faz este blog acompanhou de perto seus esforços.
........................................................................................................................................
Formação Continuada acaba em Poesia

Por: churchillen@yahoo.com.br
Aconteceu, dia 20 de agosto de 2011, mais uma Formação Continuada para os educadores dos Núcleos que compõem o  Projovem Urbano Ananindeua. O evento aconteceu na SEMED sob o comando da formadora Lucília da Fundação Darcy Ribeiro e da Professora Rosiléia (Coordenação Municipal). Os conceitos a serem discutidos,  foram: Tema Integrador 2 –“Dá pra ser feliz morando na cidade” e o Tema Integrador 3 – “Ser cidadão é ser ético” da UF VI – Juventude e Cidadania. A formação deu-se através de dinâmicas e reflexões sobre o quadro de sistematização e categorização das diferentes UFs. Logo após foi apresentado um vídeo aos presentes intitulado “O mundo dá volta”, cujo enredo para a discussão foi a desigualdade social. Entre outras atividades, durante a formação, Lucília delegou outras tarefas à equipe de educadores, entre elas: Leitura compartilhada do texto “Mundos Paralelos”. Apresentou  em seguida o vídeo “Jovens em Londres e outras cidades da Inglaterra”, com uma entrevista muito instrutiva do Sociólogo Silvio Caccia Bava, o que somou muito para o conhecimento dos participantes.
A formação contou com duas atividades que foi apresentada pelos grupos, como: “Planejar uma atividade para incentivar os alunos a pensar nas diferenças que marcam a juventude brasileira, nos mundos paralelos em que vivem os jovens e nas  poucas experiências de trocas e convivência social” e a outra atividade que teve como objetivo “demonstrar como um conhecimento conceitual da área da matemática pode informar sobre cidadania”.
Lucília apresentou, também, outros vídeos “O que é ética e moral”, “Conversando sobre ética e moral” e o “PPT- Brasileiro reclama de quê?” Além de outras atividades, como: Leitura do texto “A metáfora e a função poética da Linguagem” o que culminou com um bonito varal de poesias recitadas por cada núcleo, todas enfatizando o tema proposto na formação Juventude e Cidadania. Parabéns professora Lucília e educadores Projovem Urbano Ananindeua.Veja nesta matéria o poema que, entre os outros, ganhou destaque:

Minha Cidade

Rios, flores, estradas
casas, janelas, encantadas
reflete o sol da manhã
do novo Ananin.
A canção do trabalho
do sabiá no galho
da brava gente cansada
da Ananindeua amada.
No horizonte o olhar!
De um futuro promissor.
Educação, gerada no calor!
Dá nossa terra querida!
Juventude!
Conquista!
VIDA.
Sementes, sementes...
Para sempre
(Professora Ednalda - PELI)


Núcleo 5 e 6 em Clima de Avaliação UFV
Por: churchillen@yahoo.com.br

Está acontecendo, dias 16 e 17/08/2011, a revisão para a avaliação da Unidade Formativa V, que acontecerá dia 18 deste mês. Coordenação de Núcleo, professores e alunos não veem a hora desse momento tão esperado chegar. Agora é só contagem regressiva. “Não vejo a hora de terminar o nosso curso, não pelo curso propriamente dito que muito legal, mas por ingressarmos logo no ensino médio”, disse Gerlane Brasil-Núcleo 6 – Turma 5.  


Coordenação Municipal visita Núcleo Novo Brasil
Por: churchillen@yahoo.com.br
Ontem, dia 08 de agosto de 2011, no Núcleo Novo Brasil – 5 e 6, aconteceu mais uma visita da Coordenação Municipal-SEMED. A visita deu-se em dois momentos.
O primeiro momento (HP) teve como finalidade avaliar e também receber sugestões da equipe que integra o Novo Brasil (Coordenação de Núcleo/Professores) para a realização dos trabalhos nos próximos meses. Cada professor falou um pouco de suas experiências e de suas respectivas metas a serem alcançadas até o final do curso.
O segundo momento o professor Milton Trarbach (Coordenação Municipal) dedicou-se a ouvir e prestar informações a cada aluno ali presente. Ainda, durante a reunião, ele aproveitou a oportunidade para motivar todos aqueles (alunos dedicados) que de uma maneira ou de outra não desistiram de tornar realidade o seu sonho que é o de conquistar o seu Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional. 
.......................................................................................................................

Planejamento Integrado acontece na SEMED
Por: churchillen@yahoo.com.br
Aconteceu, neste dia 06 de agosto de 2011, mais um planejamento integrado na SEMED, que contou com a presença de todos os professores dos núcleos que fazem parte do Projovem Urbano Ananindeua. Desta vez os tópicos discutidos, para o período de 12/08/2011 a 01/09/2011, foram os tópicos 1 e 2 da UF VI, cujo tema integrador, foi: “Ser aluno do Projovem Urbano é uma experiência de cidadania?”.
O Núcleo Novo Brasil, após várias discussões e reflexões sobre os tópicos, planejaram e socializaram aos professores presentes e a coordenação municipal a sua atividade integradora, cujo tema foi: “Atos de Cidadania”, a qual será trabalhada com todos os alunos do núcleo o sentido de cidadania, seus direitos e seus deveres.


VÍDEO PARA REFLEXÃO
O poder das palavras



O que é cidadania? Como praticar a cidadania? O GUIA DE ESTUDO DA UF VI nos presenteia com um belo texto que aborda um novo pensar do que venha a ser cidadania, ou seja, ele reconceitua de uma maneira muito simples e que culmina com a mensagem do vídeo acima. Para melhor compreensão, o texto “Cidadania” de Gilberto Dimenteins, está disponível neste Blog – Sala de leitura.


O  Prazer de Servir
Faze com que tenhas prazer em servir, em ajudar, em socorrer. É do teu feitio atentar às necessidades alheias e prestar o socorro que se faz necessário.
Além disso, tudo realizes não como uma obrigação moral, mas com grande satisfação interior, sem te preocupares quanto ao reconhecimento do teu esforço.
O bom cristão não espera o salário do bem e da caridade. Ele se completa, se realiza, com alegria, quando estende a mão ao semelhante. Ele age bondosamente por natureza, pelo simples prazer de servir.
Que a alegria de servir seja a tua recompensa!
Hilda Alonso

......................................................................................................................... 


Horário Pedagógico
Por: churchillen@yahoo.com.br
A reunião pedagógica continua acontecendo todas as tardes no Núcleo, localizado na E.M.E.F. Novo Brasil, sob a  direção de Giovana Costa, Coordenadora de Núcleo. Seu objetivo é discutir com todos os professores estratégias antes do início das respectivas aulas. 

Amostra de Vídeo
Por: churchillen@yahoo.com.br
Aconteceu nesta semana a amostra de vídeos das atividades juninas aos professores dos núcleos 5 e 6  no Laboratório de Informática do Núcleo Novo Brasil. A produção do vídeo contou com o grande profissionalismo de quem sabe das coisas, Giovana Costa. 


Por: churchillen@yahoo.com.br
 Formação Continuada
Ontem, dia 16/07/2011, na SEMED, aconteceu mais uma de nossa FORMAÇÃO CONTINUADA, sob o comando de nossa formadora, Lucília, da Fundação Darcy Ribeiro. O tema abordado do encontro foi "JUVENTUDE E CIDADANIA" A formação contou com várias reflexões e dinâmicas a respeito dos tópicos do GUIA DE ESTUDO DA UF VI.

Planejamento de Núcleo
Por: churchillen@yahoo.com.br
Aconteceu, ontem dia 20/07/2011, na SEMED, o nosso planejamento de núcleo, sobre a coordenação da professora Rosiléia. O objetivo foi planejar os tópicos 9 e 10 da UF V para o período de 21/07 a 11/08/2011,  tema integrador "COMO A TECNOLOGIA PODE PROTEGER/ DESTRUIR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVO?". A nossa atividade integradora recebeu o título de "Lixeira Inteligente".  

  Vídeo - Depoimento da Aluna Kelly Cristina.

Charlie Chaplin - Tempos Modernos - Vídeo
Humor e Reflexão

8 comentários:

  1. o homem que estava acostumado com O ARTESANATO, controlava sua produção,seu tempo, teve que se adaptar as novas técnicas do século.

    ResponderExcluir
  2. parabens aos professores que apoiaram na ideia de fazer da educação uma ferramenta humana e sociavel. Pois, para sermos tratados como máquina nao precisariamos dos livros.
    PROFESSOR SEJA UM EDUCADOR.
    Giovana Costa

    ResponderExcluir
  3. este filme foi produzido sem o audio e revelava muitos gritos dos trabalhadores, no entanto, hoje temos o audio e como estamos usando para gritar o que nos oprime?

    ResponderExcluir
  4. PARABENS AOS PROFESSORES DO NUCLEO NOVO BRASIL E TODOS DA COORDENAÇAO.O PROJOVEM REALMENTE MUDA A VIDA DOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  5. é verdade , parabéns professores vocês merecem todo o nosso carinho, pois reconhecemos a dedicação de cada um de vocês.
    beijos*
    kelly guimarães

    ResponderExcluir
  6. O Projovem me ajuda todos os dias, hoje sou melhor do que ontem... hoje sei o que é ser uma cidadã e por isso conheço meus direitos e deveres e sei que posso dar opiniões para o crescimento de alguém e da minha cidade também*
    OBRIGADA PROJOVEM!!!
    E O SR PROFESSOR ,PO, MONTEIRO que se mostra a cada dia mais e mais paciênte e dedicado com os seus ALUNOS*

    ResponderExcluir
  7. Ontem tivemos uma grande perca no nosso núcleo dois professores maravilhosos e dedicados com seus alunos vamos sentir muita falta de vcs desejo boa sorte bjos. josyelma [MONTEIRO E AGNALDO]

    ResponderExcluir