CIÊNCIAS DA NATUREZA



VÍDEO - ANIMAL

Este vídeo é muito interessante, pois apresentei aos meus alunos durante o estudo do tópico 6 – CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS: ANIMAIS E VEGETAIS – UF V, um dos grandes grupos do Reino Animal e que merece destaque nesta página, os invertebrados.
Vale ressaltar que os invertebrados (não possuem coluna vertebral) representam um maior número de filos do Reino Animal. 
Vale relembrar os principais filos que comentamos em sala de aula:
- Poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, equinodermos, artrópodes. Este último podendo subdividir em: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.  

Comentários: Priscila (Professora de CN).



Astrônomos flagram buraco negro dilacerando estrela


Um buraco negro, descrito como um "monstro cósmico" à espreita no centro de uma galáxia, foi flagrado no momento em que dilacerava uma estrela, anunciaram astrônomos em um artigo publicado na edição desta quarta-feira da revista científica Nature.Em 25 de março, o telescópio orbital Swift, da Nasa, captou uma emissão de raios-X do espaço sideral, expelido claramente por uma fonte imensamente poderosa.Uma observação mais próxima revelou um buraco negro supermaciço com massa um milhão de vezes superior àquela do sol.O lampejo de raios-X foi um "jato relativístico" ou um jato de matéria de alta energia que jorrou da estrela à medida em que era atraída pelo empuxo gravitacional do buraco negro e foi arrastada na direção de suas entranhas.O jato, chamado Swift J164449.3+573451, moveu-se a 99,5% da velocidade da luz.Os buracos negros supermaciços são comumente encontrados no centro de galáxias. O buraco negro recém-descoberto tem cerca de metade do tamanho de seus similares em nossa galáxia, a Via Láctea.Mesmo assim, são relativamente jovens perante alguns espécimes supermaciços, cuja massa foi medida em mais de um bilhão de sóis.


C U R I O S I D A D E S  !!!

Furo na lata de Óleo.


Jarra de Barro


Fumaça

Purê de Batata
Colaboração: Churchillen